Nas últimas duas semanas, o Vereador Rafael Marreiro tem recebido uma verdadeira avalanche de reclamações de moradores de São João Novo, Volta Grande, São João Velho e outros bairros da região, devido à falta de médicos no Posto de Saúde do Distrito. Por conta disso, não tem se calado, e vem, diariamente, fazendo duras cobranças ao Diretor de Saúde do Município e pedindo urgência na resolução desse problema. “É inadmissível que um posto que atende um Distrito com mais de 7 mil moradores, e que fica distante a quase 8 quilômetros do centro, não tenha um Clínico ou um Ginecologista”, diz Rafael Marreiro indignado.
Em documento encaminhado à Prefeitura cobrando solução, o vereador Rafael Marreiro justifica que, infelizmente, pessoas enfermas estão deixando de procurar atendimento, e mulheres grávidas deixando de fazer o exame pré-natal, por não disporem de condições financeiras para pagar ônibus e vir até São Roque. “É vergonhosa essa situação. Os moradores de São João merecem mais respeito e atenção, e não vou me cansar enquanto não ver essa situação resolvida”, falou, destacando que até os funcionários do posto acabam sofrendo as conseqüências dessa situação. “Chega a dar dó das enfermeiras e da equipe que trabalha lá, pois estão se desdobrando para atender os moradores, mesmo, muitas vezes tendo que ouvir desaforos de pacientes revoltados com a falta de médicos. Temos que tirar o chapéu para eles”.
Rafael Marreiro, que desde que assumiu como vereador tem tomado a causa do Posto de Saúde como uma das suas prioridades, tendo batalhado pela reforma e ampliação, melhorias como a colocação de TV e parabólica, para os pacientes assistirem enquanto aguardam, destacou que não vai descansar enquanto não ver essa situação resolvida. “Não adianta termos um posto maravilhoso, se não tivermos médicos. Entendo que tem poucos médicos na rede, até pelo fato do consultório particular ser mais rentivo, mas alguma coisa tem que ser feita. E o Departamento de Saúde deve dar uma solução, porque estamos tratando do bem mais importante que é a vida. Volto a enfatizar a distância de São João ao centro de São Roque. Muitas vezes, em situações de emergência, os primeiros atendimentos feitos pelo médico que se encontra no Posto Saúde, podem representar a diferença entre a vida e a morte”.
Segundo informações, o Posto de Saúde de São João Novo contava com um Ginecologista, 1 Clínico Geral e 1 Pediatra. A Ginecologista foi afastada por licença médica e o Clínico está de férias. Na tarde desta quarta-feira o vereador conversou diretamente com o Prefeito Efaneu,cobrando soluções, e foi informado que a situação deverá ser amenizada nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário